TransMeaning – a passagem de sentidos: corpo – palavra – corpo por Cecília de Lima
Dia 6 de Dezembro 2013 (6a f), das 10h ás 17h, no Teatro Nacional S. Luís, Lisboa
Foto @ Cindy van der Meer
Sinopse
TransMeaning é uma metodologia que aborda a noção de pensamento como: uma articulação de sentidos que surge do vivenciar do corpo e do movimento. Partindo desta noção, esta metodologia explora o exercitar de sentido pelo sentir, para assim investigar o processo de passagem de sentidos: corpo – palavra – corpo.
A base metodológica de TransMeaning utiliza a Teoria de Metáforas Cognitivas de Lakoff e Johnson, explorando o ‘sentir do sentido’ gerado pela experiência física daquilo que os autores designam como Conceitos Emergentes (expressões verbais que surgem directamente da nossa experiência sensório–motora, como por ex.: quente/ frio, frente/ trás, próximo/ distante, cair, torcer, agarrar).
A noção de Embodied Thinking, há muito intuída no mundo da dança é recentemente evidenciada pelas teorias cientificas de Embodied Cognition, que defendem que o pensamento é maioritariamente inconsciente e sobrevém da percepção sensório-motora e interacção física com o meio ambiente. Contudo, essa base do pensar imerge para um nível inconsciente, e a consciência do pensamento desenvolve-se sobretudo através de um processo de articulação verbal. Como fazer emergir a origem somática do pensar a um grau mais consciente e desta forma aprofundar a experiência de sentir o ` corpo do pensamento ´ ? Mas também, como é que a consciência verbal do pensamento influencia a percepção sensorial?
Neste workshop iremos explorar a origem sensório-somática do pensar e traze-la um nível mais consciente. O objectivo é cultivar um processo de interacção entre a percepção de sentido que parte de estados sensoriais e o sentido verbalizado. A metodologia consiste em inter-relacionar diversas práticas de movimento e percepção somática com escrita criativa.
A quem se destina: Escritores, bailarinos, professores, psicólogos e todos os interessados no tema (não é necessária qualquer formação ou experiência em dança ou noutra área.)
Mais info: http://www.voarte.com/pt/festvoarte/inshadow/edicao/workshops/4481